quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Campanha Brasil livre da rubéola!! (Não esqueça seu cartão)

Como alguns alunos irão participar da campanha de vacinação, este post tem o objetivo de falar um pouco esta campanha brasileira e tirar algumas dúvidas do pessoal.

Qual o objetivo da campanha nacional?
• Interromper a transmissão endêmica do vírus da rubéola mediante a realização de uma campanha nacional de vacinação nas coortes dos homens e das mulheres dos grupos de idade identificados com maior nível de susceptibilidade à rubéola no Brasil.

• Elevar o nível de imunidade ao sarampo nos grupos de adultos suscetíveis para consolidar a estratégia de eliminação desta doença no Brasil.

• Alcançar a meta de eliminação da rubéola e SRC estabelecida para a Região das Américas para o ano 2010.

A aplicação da vacina será indiscriminada nos homens e nas mulheres de 20 a 39 anos em todas as 27 unidades federadas do Brasil. A vacina será a Dupla Viral (Sarampo e Rubéola), independentemente do antecedente de vacinação ou doença. Em cinco unidades federadas, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte a faixa etária será de 12 a 39 anos de idade. A vacina para o grupo etário de 12 a 19 anos de idade será a tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola).

Por que toda a população alvo deverá ser vacinada independentemente do estado vacinal anterior e/ou antecedente de ter tido a doença? Quem tomou a vacina há pouco tempo deve se vacinar na campanha ?
O caráter da campanha de vacinação é de realizar a eliminação da circulação do vírus da rubéola no país, assim a mesma deverá ser realizada de forma indiscriminada para a população alvo. Existem muitas doenças com manifestações idênticas à rubéola, pelo qual o antecedente de enfermidade exantemática não indica que a pessoa teve rubéola. A vacina é muito segura e a pessoa vacinada sempre terá um benefício: se não estiver protegida ficará imunizada e se já está protegida, reforçará seu nível de imunidade, tanto para rubéola como para sarampo.

Por que não está indicada a vacina contra a rubéola para os maiores de 40 anos?
Estudos de soroprevalência demonstraram que as pessoas maiores de 40 anos já estão protegidas, pois adoeceram em algum momento de suas vidas. Além disso, os surtos demonstram que as faixas etárias mais acometidas foram entre 12 a 39 anos, sendo a maior incidência de 20 a 29 anos (12,6/100000hab).

Então, todos devem se vacinar!!!!
Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.brasillivredarubeola.com.br

Os alunos que irão para a campanha de vacinação são:

13/08/2008 - Quarta-feira

Tarde (14h às 17h30)
Valéria Machado da Silva
Patrícia de Souza Boaventura
Paula Aline Tomaz Dias
Carolina Maria T. V. S. Neves
Luciano Francisco Maciel Vasques de Moraes

Noite (19h30 às 22h)
Ana C. Simonini
Maryanne Peixoto de Santana
Andressa Cristina Malta
Luana Chaves Barberato

14/08/2008 - Quinta-feira
Tarde (14h às 17h30)

Daniele Bezerra Delábio Ferraz
Tatiane Soares Teixeira
Luciana de Paula Silva
Viviane Corrêa de Almedia
Larissa Renata do Amaral Gomes

Noite (19h30 às 22h)
Ana Carolina Rodrigues Veloso
Aline Martins de Pádua
Dayana Cristina Oliveira Xavier
Daniel Machado da Silva Neto

A campanha na católica será realizada nos dias 13 e 14 (quarta e quinta-feira), na enfermaria no bloco M (M010), durante todo o dia!
Mas não é só a vacina de rubéola que será dada não, ainda tem a vacina antitetânica, contra febre amarela e hepatite B.

Levem o seu cartão de vacinação!!!

1 (Deixe aqui seu recado, manifesto ou pedido):

Unknown disse...

ehh isso ai galera
apareçam lá na campanha da católica!!
E para aqueles que ainda não tem a vacina de hepatite B vai a dica...
quando vcs chegarem no semestre dos estágios vai ser extremamente necessário ter essa vacina, então aproveitem e já vacinem logo, pois ela é dada em 3 doses!
bjão a todos!